sábado, 21 de janeiro de 2012

Plano de aula matemática


ÁREA DE ENSINO
Matemática
IDADE
4 a 5 anos

CONTEÚDO

Identificação de números nos diferentes contextos em que se encontram.

OBJETIVO

Estabelecer relações de semelhança e diferença, construindo aos poucos noções de classificação e seriação.

Expressar comparar e relacionar os objetos e seus atributos percebendo, semelhança e diferença,(cor, forma material e medidas)

MATERIAL UTILIZADO PARA A PREPARAÇÃO E PARA A EXECUÇÃO

TNT amarelo um dado grande,tinta guache,jogo do bingo do 1 ao 6. massinha, Livro Amiguinhos da fazenda, uma garrafa pts, sulfite,giz de cera.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS (descrição passo a passo da atividade proposta)

Encaminhamento:

Será feito a chamada das criança utilizando crachás. Após será realizado uma roda de conversa,com uma garrafa pets a professora roda a garrafa e no aluno que ela apontar é escolhido para falar do que aconteceu de importante na semana para ela.
No parque as crianças irão brincar de Sai da toca Raposa. Fazer um circulo, um fica no meio, as outras crianças são os coelhos e gritam sai da toca raposa e de um pé só ele deve pegar um dos colegas quem ele pegar troca de lugar e será a raposa.Após fazer outras brincadeiras, ex:lenço atrás.

Na atividade didática

As crianças irão fazer uma roda, a professora explicará a brincadeira para eles,ela irá escolhe um voluntário para iniciar a brincadeira,com um dado grande, ao invés dos números ela irá por as quantidades onde as crianças terão que contar os círculos para saber quanto é ;
No tapete mágico de TNT onde terá 12 divisões com os numerais de 1 ao 6 e as quantidades de cada numeral em forma de flores ursinho barquinho e outros ...as crianças jogaram o dado e na quantidade que cair ex: 3 bolinhas as crianças iram em trio no numeral 3 e assim por diante se ela ir nos três passarinhos ao invés dos números também está certo. Após usar o mesmo jogo pra brincar e em dupla,joga-se um jogador de cada vez vence quem chegar primeiro no numeral 6 .
Como as criança são muito ansiosas, pode fazer diferente ex: A professora diz:Quem quer ganhar 6 florzinha? Ao escolher a criança ela pergunta o que você quer ganhar? E ela diz:_ Eu quero ganhar os quatro barquinhos,então ela joga o dado e todos torcem por ela, então na quantidade que cair será o premio dela de faz de conta, assim eles participam mais e a brincadeira da oportunidade de todos interagirem juntos.

Próxima atividade: Bingo dos numerais, a professora irá entregar cartelas com numerais de 1 ao 6 então ela irá jogar o dado conforme a quantidade indicada pelo dado a criança vai marcando a cartela, ganha quem preencher a cartela primeiro.

Atividade extra: Contar a historinha Amiguinhos da Fazenda, fazer a contagem dos animais e após pedir que desenhem os animais que elas gostaram mais, se houver tempo disponível pode entregar massinha para que eles façam os animais.

Avaliação: Será a todo o momento através da participação e observação das crianças.


Fundamentação teórica:
Matemática
As noções matemáticas abordadas na educação infantil correspondem uma variedade de brincadeiras e jogos principalmente aqueles classificados com de construção de regras.
Vários tipos de brincadeiras e jogos que possam interessar à criança pequena constituem-se rico contexto em que idéias matemáticas podem ser evidenciadas pelo adulto, por meios de perguntas, observações e formulação de propostas. São exemplos disso cantigas, brincadeiras como dança das cadeiras, quebra-cabeça, labirintos, dominós, dados de diferentes tipos, jogos de encaixe, jogos de cartas etc.
Os jogos numéricos permitem às crianças utilizarem números e suas representações ampliarem a contagem, estabelecerem correspondência, operarem. Cartões dados dominós, baralhos permitem às crianças se familiarizarem com pequenos números como a contagem, comparação e adição. Os jogos com pistas ou tabuleiros numerados em que se faz deslocamentos de um objeto permitem fazer correspondência, contar de um em um, de dois em dois etc.Jogos de cartas permitem a distribuição, comparação de quantidades a reunião de coleções e a familiaridade com resultados aditivos. Os jogos espaciais permitem as crianças observarem as figuras e suas formas, identificar propriedades geométricas dos objetos fazer representações modelando, decompondo ou desenhando. Um exemplo desse tipo de jogo é a modelagem de dois objetos em massa de modelar ou argila em que as crianças descrevem seu processo de elaboração.
Pelo seu caráter coletivo, os jogos e as brincadeiras estabelecem risca de trocas, aprendam a esperar sua vez, acostumando-se a lidar com regras, conscientizando-se que pode ganhar ou perder.

Pesquisa do Conteúdo: Referencial Curricular Nacional Para Educação Infantil
Referencia: Brasília MEC/SEF,1998 VI,VII, VIII
Cunha,Nylse Helena Silva
Brincar, pensar conhecer :jogos e atividades para fazer com suas crianças /Nylse Helena Siva Cunha .São Paulo :Maltense,


Nenhum comentário:

Postar um comentário