quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Plano de Aula
Escola /Turma: Pré 4 a 5 anos H/a 4 Data Período:
Tema Gerador: Jogos e Brincadeiras
Área do Conhecimento: Matemática
Objetivos:
Estabelecer relações de semelhança e diferença, construindo aos poucos noções de classificação e seriação. Expressar comparar e relacionar os objetos e seus atributos percebendo, semelhança e diferença, (cor, forma material e medidas) Conteúdos: Identificação de números nos diferentes contextos que se encontram.
Encaminhamento:
Será feito uma roda onde será entregue os crachás em forma de chamada, após será realizado uma roda de conversa com a garrafa pets a professora roda a garrafa e no aluno que ela apontar é escolhido para falar do que aconteceu de importante na semana para ela. No parque as crianças irão brincar de Sai da toca Raposa.
Fazer um circulo, um fica no meio, as outras crianças são os coelhos e gritam sai da toca raposa e de um pé só ele deve pegar um dos colegas quem ele pegar troca de lugar e será a raposa.após fazer outras brincadeiras, lenço atrás e aonde está a bola ? Na atividade didática as crianças irão receber um dado com numerais de 1 a 6 em formas de quantidades em tapete de TNT onde terá 6 divisões com os numerais de 1 ao 6 as crianças jogaram o dado e na quantidade que cair ex: 3 bolinhas as crianças iram em trio no numeral 3 e assim por diante , após usar o mesmo jogo pra brincar e em dupla ,joga-se um jogador de cada vez vence quem chegar primeiro no numeral 6.
Depois fazer o jogo do 1 ao 10 um lado terá o numeral e o outro a quantidade a criança terá que encaixar as peças associando a quantidade ao numeral.
Atividade extra:
Contar a historinha Amiguinhos da Fazenda, fazer a contagem dos animais e apos pedir que desenhem os animais que elas gostaram mais, se houver tempo disponível pode entregar massinha pra que eles façam os animais.
Avaliação:
Será a todo o momento através da participação e observação das crianças. Pesquisa do Conteúdo: Referencial Curricular Nacional Para Educação Infantil Referencia: Brasília MEC/SEF,1998 VI ,VII, VIII








Plano de aula Escola /Turma: Pré 4 a 5 anos H/a 4 Data Período:
Tema Gerador: Jogos e Brincadeiras
Área do Conhecimento: Artes Visuais
Objetivos: Ampliar progressivamente as possibilidades de expressão corporal.
Dramatizar histórias contadas e música fazendo o uso de figurinos, fantoches, entre outros, tantos individuais como coletivamente. Conteúdos: Oralidade; Expressão Artística.
Encaminhamento:
A professora fará a chamada através da entrega dos crachás ,escondendo algumas letras e perguntando de quem é ? Após fará um circulo e irá rodar uma garrafa pets, em quem a garrafa parar terá que contar alguma coisa que aconteceu que foi importante para ele.
No parque as crianças irão fazer uma roda pra brincar de morto-vivo gato e o rato, lenço atrás. Como atividade didática a professora irá contar historinhas de conto ex ;Três Porquinhos , mas os personagens estarão feito em forma de fantoches com palitos , após a professora contar os alunos serão convidados a recontar a história com os fantoches da maneira que eles entenderam .
Depois confeccionaram fantoches dos personagens com saquinhos de papel e materiais diversos .
Atividade extra: As crianças desenharam os personagens que mais gostaram.
Avaliação:
Será através da participação e interação das crianças.
Pesquisa do Conteúdo: Referencial Curricular Nacional Para Educação Infantil Pesquisa do Conteúdo: Referencial Curricular Nacional Para Educação Infantil Referencia: Brasília MEC/SEF,1998 VI ,VII, VIII Volume I :Introdução ; Volume II Formação Pessoal e Social :Volume III Conhecimento do mundo Cunha, Nylse Helena Silva Brincar, pensar e conhecer: brinquedos jogos atividades/ Nylse Helena Silva Cunha 3.ed. -São Paulo : Tempo,1999

Nenhum comentário:

Postar um comentário