segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Proposta Pedagógica


Faculdade OPET
Pedagogia 3°P






Proposta Pedagógica
Centro De Educação Infantil
Luz do Saber






Curitiba
2011



Alunas - Renata Alves Barbosa
-Elizangela de Lima
-Helena W.





Trabalho apresentado como
requisito de avaliação e
acompanhamento à disciplina de:

Fundamentos Teórico-Metodológicos da Educação Infantil

Professora - Sandra
Licenciatura em Pedagogia
3° Período C noturno

Curitiba
2011


Sumário:
1) Introdução: pg.4

2) Identificação: pg. 5

3) Breve histórico da escola: pg.6
3.1/.2/.3)Estrutura e Funcionamento da Escola: pg.7 .8.9
4) Concepção da escola: pg.10
4.1) Equipe Técnica – Administrativa – Pedagógica : pg.11
5) Caracterização da Clientela : pg.12
6) 6.1 Fundamentação Teórica / Filosófico :pg.13
6.2)Fundamentos Sócio /educacional: pg14
6.3)Fundamentos Psicológicos :pg.15.
6.4) fundamentos Didáticos :pg.16
7) Proposta Curricular :pg.17 à pg. 35
8)Projeto de formação :pg.36
9) Avaliação:pg.37
10) Bibliografia :pg.38








Introdução :

Este trabalho consiste em desenvolver um projeto pedagógico ,com uma proposta adequada a educação infantil seguindo as diretrizes curricular e as normas da LDB Juntamente com o Referencial Curricular Nacional Para A Educação Infantil V I II II .




















1) Centro de educação infantil Luz do Saber
A escola de educação infantil Luz do saber está situada na Rua- Emiliano da Rocha n°520
Bairro – Capanema Município – Curitiba Pr
Fone – (xx) (xxx-xx-xx)






















2) Histórico
Foi fundada em 2002 pela professora Dorotéia e contou com o apoio do Prefeito Emanuel de Andrade com o intuito de beneficiar as crianças carentes da região cujos pais que são catadores de papel e precisam deixar as crianças para trabalharem ,em um lugar seguro onde elas serão educadas cuidadas e alimentadas.
O CEI é Mantido por doações , pela associação Luz do Saber e recebe ajuda da prefeitura .





















3) Estrutura e funcionamento da Instituição de Ensino :

3.1) O CEI Luz do Saber atende das 07:00 às 17:30 de segunda a sexta

Modalidades ofertadas :
Berçário Maternal I, Maternal II, maternal III Jardim I Jardim II Jardim III



3.2) Estrutura Física do CEI
O CEI Luz do Saber é composto por cinco salas grandes a onde são efetuados os trabalhos pedagógicos com crianças de diferentes faixas etárias, um trocador , um refeitório que é utilizado pela equipe de trabalho para a alimentação e hora de permanência , dois banheiros pra uso dos adultos , uma cozinha , um lactario , uma secretaria , temos um pátio coberto com banheiros adaptados para as crianças um feminino e um masculino, brinquedos e um externo (parque).Nas salas do Berçário , Maternal I , maternal II e Maternal III não há mesas e cadeiras ,para que o espaço seja utilizados de fato pelas crianças .
A prioridade nessa faixa etária é a brincadeira , a descoberta , a manipulação de adultos , por isso esse ambientes são compostos por tapetes emborrachados e brinquedos adequados a cada idade .
Nas turmas de Jardim I , Jardim II e Jardim III ainda temos as mesa e cadeiras mas as mesmas são utilizadas conforme as atividades previstas no planejamento , se não forem necessárias são afastadas para que as crianças possam utilizar da melhor forma possível o espaço .









3.3) Recursos Materiais .

A instituição possui os seguintes materiais e equipamentos:
- Mesas e cadeiras de altura adequada a faixa etária das crianças e que permitem agrupamento de 2 a 4 elementos;
- Armários fechados para o material das educadoras ou equivalentes;
- Murais, quadro de giz;
- Estantes e prateleiras para livros;
- TV e som;
- Escorregador, balanças roda-roda e gangorra;
- Aparelhos sanitários de acordo com a estatura infantil;
- Louças e talheres;
- Cd’s, dvd’s e fitas apropriadas;
- Equipamentos que possibilitem brincadeiras criadoras e exercitem grandes e pequenos músculos;
- Blocos de madeira para construção;
- Livros didáticos e infantis;
- Jogos pedagógicos;
- Quebra-cabeças;
- Almofadas e tapetes;
- Instrumentos rítmicos;
- Bolas, cordas e bambolês.




3.4) Organização dos níveis (Berçário a Pré III, )


Os Alunos
São 130 alunos matriculados no CEI .Estão distribuídos em :
Turma N°de criança Faixa etária N°de educadores
Berçário 18 3meses a 1ano 3 educadoras
Maternal I 22 1ano à 2anos 2 educadoras
Maternal II 26 2 anos à 3anos 2educadoras
Pré I 32 3anos à 4anos 2 educadoras e 1 professora
Pré II 32 4anos à 5anos 2educadora e 1 professora




























4) Concepção da Escola


Nossa Filosofia
• A Educação infantil ,primeira etapa de educação básica , ofertada no CEI Luz do Saber tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até 5 (cinco anos) de idade , em seus aspectos físicos , psicológicos intelectual e social , complementando a ação da família e da comunidade .

• O CEI Luz do Saber promoverá praticas integradas de educação e cuidados, embasados nos seguintes princípios:
Respeito à dignidade e aos direitos das crianças considerados nas suas diferenças individuais sócios, econômicos, culturais, étnicas e religiosas;
• O direito das crianças a brincar, como forma particular de expressão interação e conhecimento de si e do mundo.
• O acesso das crianças aos bens sócios_culturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, a comunicação, as relações sociais, aos pensamentos, a ética e a estética .
• A socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais, sem discriminação de espécie alguma.
• Atenção aos cuidados essenciais associados a sobrevivência e ao desenvolvimento de sua identidade.













4.1) Equipe Técnica - - Administrativa – Pedagógica

Equipe Administrativa:
Nome Função Grau de Escolaridade
Dorotéia Diretora Psicopedagoga
Vanda Vice Diretora Pedagoga
Fernanda Pedagoga Pedagoga pós graduada Psicopedagoga
Franciele Agente administrativo Magistério
Claudia Apoio administrativo magistério
Ludimila Educadora e Secretária Segundo grau completo


Equipe Pedagógica :
Nome Função Grau de Escolaridade
Rony Eder Barbosa Educador Cursando Direito
Rita de Cássia da L.O. Educadora Jardim II Cursando Magistério
Rosangela Antonia D.Rolim Educadora Jardim I Segundo Grau completo

Edenice Ribeiro Educadora Maternal II Segundo grau completo
Maria José Alfredo Educadora Maternal II Segundo grau completo
Kelly Cristina Penner Educadora Berçário Segundo grau completo
Cirlene C Sampaio Educadora Berçário Administração de empresas-nivel superior
Cursando magistério
Sandra D Correa Auxiliar de secretária Cursando magistério
Palmira Gonçalves Educadora maternal Cursando magistério
Dalva Rosa de Oliveira Zeladora Primeiro grau completo
Regina Rodrigues da Cruz Zeladora Primeiro grau completo
Maria Salete O. de Castro Zeladora Primeiro grau completo
Soeli Ribeiro Auxiliar de cozinha Segundo grau completo







5) Caracterização da clientela
As crianças são carentes ,que moram em áreas de risco e necessitam de cuidados ,educação e alimentação .Muitas vezes sua única alimentação é aqui no CEI . A grande porcentagem dos pais são analfabetos e desempregados cujo suas única fonte de renda é a reciclagem do papelão , mas que não é o suficiente para suprir o bem estar da família .
A cultura é diversificada porque muitos pais vieram de lugares distantes tentar a sorte na cidade grande, tem crianças que vieram da Bahia, outras do interior de São Paulo e assim por diante.




















6) Fundamentação Teórica Metodológica

6.1) PRINCÍPIOS FILOSÓFICOS E EDUCACIONAIS
Fins e Objetivos:
Da Educação Infantil
A educação infantil é a primeira etapa da educação básica e destina-se a crianças de zero a seis anos. Ela não é obrigatória, porém um direito a que o Estado tem obrigação de atender.
A nova LDB, promulgada em dezembro de 1996, faz referência à educação infantil quanto à finalidade deste atendimento, na seção II, Art. 29 (p. 16) do capítulo sobre a educação básica:
“A Educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos: físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.”
Tem a finalidade de tomada de consciência sobre as ações de todos os envolvidos no processo educacional, impondo-se a necessidade de rever concepções, de retomar valores para o desenvolvimento de habilidades, de pensar criticamente, de enfrentar desafios, diálogos e investigar sempre. Dessa forma será proporcionada condições adequadas para promover o bem estar da criança, oportunizando a ela a ampliação de suas experiências e estímulos, pelo processo do conhecimento do ser humano, da natureza e da sociedade.
Sendo assim a educação infantil cumpre duas funções indispensáveis e indissociáveis: cuidar e educar.





6.2) Fundamento sócio educacional
De desenvolvimento humano.
O desenvolvimento humano refere-se ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgânico. O desenvolvimento mental é uma construção contínua. Sabemos que até seis anos de idade o ser humano atinge cerca de 80% do seu desenvolvimento bio-psico-social. A falta de atendimento adequado nesta fase provoca danos irreversíveis na maturação da criança. Aléxis Carrel disse: “O tempo da primeira infância deve ser utilizado de todas as maneiras imagináveis para a educação. A perda desses momentos é irreparável. Em lugar de deixar improdutivos os primeiros anos de vida, é preciso cultivá-los com o mais minucioso dos cuidados Atender as crianças de zero a seis anos, não só pedagogicamente, mas também nas questões relativas a higiene e saúde, deveria ser prioridade nacional.
As crianças percebem e sentem o mundo que as cerca de uma forma bastante peculiar. É um desafio para o educador atender as necessidades fisiológicas e psicológicas de uma criança, permitindo a elas, uma aprendizagem significativa, que estimule sua capacidade e habilidade.Sabemos que um ambiente estimulador favorecerá os desenvolvimentos físicos, afetivos, cognitivos, éticos, estéticos e sociais. Partindo da base de experiências que a criança traz para a escola, devemos proporcionar atividades que vão estimular seu desenvolvimento pleno. É importante lembrar que a aprendizagem é um processo contínuo gradativo e dinâmico. Tudo é construído e reconstruído de forma gradual, num ritmo espiralado. O desenvolvimento humano é muito rico e diversificado. Cada pessoa tem suas características próprias, que as distinguem das outras pessoas, e seu próprio ritmo de desenvolvimento.





6.3) Fundamentos psicológicos
De ensino-aprendizagem
O ensino e a aprendizagem são tão antigos quanto a própria humanidade. Não é só na sala de aula que se aprende ou que se ensina. Em casa, na rua, no trabalho, no lazer em contato com os produtos da tecnologia ou em contato com a natureza, enfim, em todos os ambientes e situações podemos aprender e ensinar.
“A instituição de educação infantil deve tornar acessível a todas as crianças que a freqüentam, indiscriminadamente, elementos da cultura que enriquecem o seu desenvolvimento e inserção social. Cumpre um papel socializador, propiciando o desenvolvimento da identidade das crianças, por meio de aprendizagens diversificadas, realizadas em situações de interação.” (BRASIL, 1998, p. 23).
O ensino visa a aprendizagem. Podemos descrever a aprendizagem como sendo “um processo de aquisição e assimilação, mais ou menos consciente, de novos padrões e novas formas de perceber, ser, pensar e agir”. (SCHMTZ. E.F.Op.cit.p.53)
A relação professor-aluno na instituição, baseia-se na troca de carinho e afeto, onde ambos trocam conhecimentos e experiências, ensinando e aprendendo ao mesmo tempo.

“O educador deve conhecer e considerar as singularidades das crianças de diferentes idades, assim como a diversidade de hábitos, costumes, valores,
crenças, etnias das crianças com as quais trabalha respeitando suas diferenças e ampliando suas pautas de socialização. O educador é o mediador entre crianças e os objetos de conhecimento, organizando e propiciando espaços e situações de aprendizagens que articulem os recursos e capacidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas de cada criança aos seus conhecimentos prévios e aos conteúdos referentes aos diferentes campos de conhecimento humano” (MONTEIRO, 2002, p. 5).
O professor deve ver o educando por inteiro, ao invés da competição, estar presente o companheirismo, a cooperação, a harmonia, a iniciativa, o respeito e a ética.
6.4) Fundamentos didáticos .
A instituição tem o compromisso de preparar a criança de forma integral e harmônica para a futura vida escolar, atendendo suas necessidades básicas e seu desenvolvimento evolutivo. Desenvolver a socialização da criança através da participação numa comunidade maior que sua família, onde possa descobrir as regras próprias de convívio social. Desenvolver a criatividade, comunicação, motricidade, raciocínio, percepções, orientação espaço temporal, para que a criança tenha uma visão exata do ambiente em que vive. Formar hábitos e atitudes de independência, de cooperação, disciplina e responsabilidade. Criar hábitos de higiene e alimentação para melhor adaptação com o meio em que vive e para conservação da saúde. Estimular a sensibilidade, o gosto pela musica, pelas artes, pelos brinquedos e jogos, para a criança se preparar para alcançar um novo degrau na sua vida escolar. Adquirir hábitos e atitudes necessários para a aprendizagem da leitura e da escrita, ou seja, desenvolver a prontidão para a alfabetização. Desenvolver a coordenação motora geral, motricidade fina, equilíbrio, flexibilidade, ritmo e agilidade de seus movimentos. Desenvolver habilidades para o pensamento lógico-matemático: observar, distinguir, identificar, perceber os estímulos sonoros, auditivos, táteis, olfativos e gustativos. Relacionar, deduzir, localizar no tempo e no espaço, interpretar mensagens e aprender.
Proporcionamos as crianças, um ambiente de recreação e educação apropriado onde podem obter carinho, atenção e cuidados. Centralizamos nossas ações no sentido de:
• Promover o desenvolvimento de seres livres detentores de autonomia, que possam dar sentido e direcionar suas vidas. • Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social. • Contribuir para o surgimento de cidadãos conscientes de si mesmo e do outro, interagindo no sentido de busca, motivação e construção do conhecimento.
• Manter um relacionamento de amizade e confiança entre pais e educadores.
7) Proposta Curricular:

Currículo
Conteúdos e Encaminhamentos Metodológicos.
- Objetivos/ Conteúdos (creche e pré-escola)

IDENTIDADE E AUTONOMIA

OBJETIVOS:
Crianças de 0 a 3 anos
• experimentar e utilizar os recursos de que dispõem para a satisfação de suas necessidades essenciais, expressando seus desejos, sentimentos, vontades e desagrados, e agindo com progressiva autonomia
• familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, conhecendo progressivamente seus limites, sua unidade e as sensações que ele produz;
• interessar-se progressivamente pelo cuidado com o próprio corpo, executando ações simples relacionadas à saúde e higiene;
• brincar;
• relacionar-se progressivamente com mais crianças, com seus professores e com demais profissionais da instituição, demonstrando suas necessidades e interesses.

CONTEÚDOS:
• Comunicação e expressão de seus desejos, desagrados, necessidades, preferências e vontades em brincadeiras e nas atividades cotidianas.
• Reconhecimento progressivo do próprio corpo e das diferentes sensações e ritmos que produz.
• Identificação progressiva de algumas singularidades próprias e das pessoas com as quais convive no seu cotidiano em situações de interação.
• Iniciativa para pedir ajuda nas situações em que isso se fizer necessário.
• Realização de pequenas ações cotidianas ao seu alcance para que adquira maior independência.
• Interesse pelas brincadeiras e pela exploração de diferentes brinquedos.
• Participação em brincadeiras de imitação.
• Escolha de brinquedos, objetos e espaços para brincar.
• Participação e interesse em situações que envolvam a relação com o outro.
• Respeito às regras simples de convívio social.
• Higiene das mãos com ajuda.
• Interesse em experimentar novos alimentos e comer sem ajuda.
• Identificação de situações de risco no seu ambiente mais próximo.

OBJETIVOS:
Crianças de 4 a 6 anos
• ter uma imagem positiva de si, ampliando sua autoconfiança, identificando cada vez mais suas limitações e possibilidades, e agindo de acordo com elas;
• identificar e enfrentar situações de conflitos, utilizando seus recursos pessoais, respeitando as outras crianças e adultos e exigindo reciprocidade
• valorizar ações de cooperação e solidariedade, desenvolvendo atitudes de
ajuda e colaboração e compartilhando suas vivências;
• brincar;
• adotar hábitos de autocuidado, valorizando as atitudes relacionadas com a higiene, alimentação, conforto, segurança, proteção do corpo e cuidados com a aparência;
• identificar e compreender a sua pertinência aos diversos grupos dos quais participam, respeitando suas regras básicas de convívio social e a diversidade que os compõe.

CONTEÚDOS:
• Expressão, manifestação e controle progressivo de suas necessidades, desejos e sentimentos em situações cotidianas.
• Iniciativa para resolver pequenos problemas do cotidiano, pedindo ajuda se necessário.
• Identificação progressiva de algumas singularidades próprias e das pessoas com as quais convive no seu cotidiano em situações de interação.
• Participação em situações de brincadeira nas quais as crianças escolham os parceiros, os objetos, os temas, o espaço e as personagens.
• Participação de meninos e meninas igualmente em brincadeiras de futebol, casinha, pular corda etc.
• Valorização do diálogo como uma forma de lidar com os conflitos.
• Participação na realização de pequenas tarefas do cotidiano que envolvam ações de cooperação, solidariedade e ajuda na relação com os outros.
• Respeito às características pessoais relacionadas ao gênero, etnia, peso, estatura etc.
• Valorização da limpeza e aparência pessoal.
• Respeito e valorização da cultura de seu grupo de origem e de outros grupos.
• Conhecimento, respeito e utilização de algumas regras elementares de convívio social.
• Participação em situações que envolvam a combinação de algumas regras de convivência em grupo e aquelas referentes ao uso dos materiais e do espaço,
quando isso for pertinente.
• Valorização dos cuidados com os materiais de uso individual e coletivo.
• Procedimentos relacionados à alimentação e à higiene das mãos, cuidado e limpeza pessoal das várias partes do corpo.
• Utilização adequada dos sanitários.
• Identificação de situações de risco no seu ambiente mais próximo.
• Procedimentos básicos de prevenção a acidentes e autocuidado.

MOVIMENTO

OBJETIVOS:
Crianças de 0 a 3 anos
• Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
• Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressarem-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
• Deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular etc., desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras;
• Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento etc., para o uso de objetos diversos;
• Utilizar o movimento como forma de linguagem, interagindo com o meio;
• Conhecer seu corpo, identificando progressivamente as suas partes;
• Controlar o próprio movimento, ajustando suas habilidades e capacidades às exigências das diferentes práticas de movimento;
• Reconhecer e ampliar as possibilidades de movimentos de seu corpo, conhecendo suas potencialidades e limites;
• Desenvolver autonomia na escolha de espaços e materiais, nas práticas de movimento;
• Participar de práticas com propostas desafiadoras, que levem à solução de problemas e à construção de diferentes relações interpessoais;
• Vivenciar diferentes práticas de movimento, como cantigas, brincadeiras cantadas, jogos, ginástica, dança, entre outras.
CONTEÚDOS:
• Reconhecimento progressivo de segmentos e elementos do
próprio corpo por meio da exploração, das brincadeiras, do uso
do espelho e da interação com os outros.
• Expressão de sensações e ritmos corporais por meio de gestos,

posturas e da linguagem oral.

OBJETIVOS:
Crianças de 4 a 6 anos
• Ampliar possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas suas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação;
• Explorar diferentes qualidades e dinâmicas do movimento como força, velocidade, resistência de flexibilidade, conhecendo gradativamente os limites e as potencialidades de seu corpo;
• Controlar gradualmente o próprio movimento, aperfeiçoando seus recursos de deslocamento e ajustando suas habilidades motoras para utilização em jogos, brincadeiras, danças e demais situações;
• Utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento etc., para ampliar suas possibilidades de manuseio dos diferentes materiais e objetos;
• Apropriar-se progressivamente da imagem global de seu corpo, conhecendo e identificando seus segmentos e elementos e desenvolvendo cada vez mais uma atitude de interesse e cuidado com o próprio corpo.
• Utilizar e compreender o movimento como forma de linguagem, interagindo com o meio.
• Conhecer e identificar seu corpo, explorando e ampliando suas possibilidades de movimento, em diferentes situações.
• Desenvolver autonomia na escolha de espaços, materiais e parceiros para as práticas de movimento.
• Interagir, criar regras e reelaborar as situações vividas nas diferentes práticas de movimento.
• Observar e reconhecer diferenças e semelhanças de sua movimentação corporal, em relação aos outros.
• Vivenciar e reelaborar diferentes práticas de movimento, como cantigas, brincadeiras cantadas, jogos, ginástica, dança, entre outras.

CONTEÚDOS:
• Utilização expressiva intencional do movimento nas situações cotidianas e em suas brincadeiras.
• Percepção de estruturas rítmicas para expressar-se corporalmente por meio da dança, brincadeiras e de outros movimentos.
• Valorização e ampliação das possibilidades estéticas do movimento pelo conhecimento e utilização de diferentes modalidades de dança.
• Percepção das sensações, limites, potencialidades, sinais vitais e integridade do próprio corpo.

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

OBJETIVOS:
Crianças de 0 a 3 anos
• Relacionar-se e comunicar-se através de gestos, expressões e movimentos (bater palmas, acenar, dizer sim e não com a cabeça, apontar com o dedo).
• Solicitar objetos, atenção ou ajuda por meio do choro, sons, palavras ou gestos.
• Reconhecer vozes comuns ao seu cotidiano.
• Atender quando chamada por seu nome.
• Diferenciar intenções na fala do adulto.
• Explorar as possibilidades expressivas da própria voz.
• Nomear objetos.
• Entender e responder a ordens simples.
• Participar de momento de contação e leitura de histórias.
• Comunicar-se oralmente para expressar suas necessidades, sentimentos,
desejos ou vivências.
• Relatar situações, fatos, sentimentos e idéias do cotidiano.
• Responder perguntas.
• Participar de situações de diálogo.
• Memorizar canções e reproduzir partes.
• Relatar sequências de uma história e falar sobre os personagens.
• Desenvolver gradativamente a ideia de representação.
• Observar a função da escrita em diferentes contextos.
• Realizar gradativamente tentativas de escrita (não convencional).
• Participar de situações de leitura planejadas pelo educador/professor.
• Levantar hipóteses sobre o que pode estar escrito em fotografias, desenhos,
títulos e símbolos.
• Utilizar o desenho como a primeira forma de representação simbólica.
• Participar da construção de textos coletivos escritos pelo educador/professor.

CONTEÚDOS:
• Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
• Participação em situações de leitura de diferentes gêneros feita pelos adultos, como contos, poemas, parlendas, trava-línguas, etc.
• Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita.
• Observação e manuseio de materiais impressos, como livros, revistas, histórias em quadrinhos, etc.

OBJETIVOS:
Crianças de 4 a 6 anos
• Realizar gradativamente tentativas de escrita (não-convencional), de acordo com as próprias possibilidades.
• Ampliar progressivamente as possibilidades de representação simbólica.
• Observar a função da escrita em diferentes contextos, avançando gradativamente suas hipóteses de leitura e escrita.
• Identificar as semelhanças entre as letras do seu nome e as dos demais nomes dos colegas.
• Fazer tentativas de escrita do próprio nome na identificação das suas produções, na chamada, nos seus pertences e nas brincadeiras.
• Diferenciar textos escritos de outras formas e nas brincadeiras.
• Diferenciar textos escritos de outras formas de representação.
• Imitar postura de escritor em situações de brincadeiras simbólicas, realizando escritas não-convencionais.
• Utilizar o desenho como a primeira forma escrita de representação simbólica.
• Criar símbolos para representar regras significativas ao grupo.
• Utilizar o desenho para registrar suas idéias.
• Participar da construção de textos individuais e coletivos escritos pelo
educador/professor.

CONTEÚDOS:
• Uso da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
• Elaboração de perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos de que participa.
• Participação em situações que envolvem a necessidade de explicar e argumentar suas idéias e pontos de vista.
• Relato de experiências vividas e narração de fatos em sequência temporal e causal.
• Reconto de histórias conhecidas com aproximação às características da história original no que se refere à descrição de personagens, cenários e objetos, com ou sem a ajuda do professor.
• Conhecimento e reprodução oral de jogos verbais, como trava línguas, parlendas, adivinhas, quadrinhas, poemas e canções.

PENSAMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO

Objetivos
Crianças de 0 a 3 anos
• Desenvolver noções de orientação em relação a pessoas e objetos, deslocando-se no espaço (arrastar, engatinhar, andar e correr).
• Conhecer e utilizar expressões de localização (dentro/fora, longe/perto, em cima/baixo).
• Identificar os diferentes espaços que freqüenta, aprendendo gradativamente a localizar-se nesses espaços.
• Conhecer e explorar o espaço de sua sala, deslocando-se com autonomia.
• Identificar os diferentes espaços da unidade, deslocando-se e explorando-os com autonomia.
• Deslocar-se no espaço transpondo obstáculos existentes ou propostos (pular, subir, descer, passar por baixo, por cima, equilibrar-se, etc.).
• Estabelecer relações de causa e efeito em situações de exploração do próprio
corpo e nas interações com o meio.
• Antecipar efeitos de sua ação sobre objetos (Ex: se bater em algumas peças, elas caem).
• Procurar pessoas e/ou objetos escondidos.
• Estabelecer relações de semelhança e diferença, construindo aos poucos noções de classificação e seriação.
• Comparar objetos utilizando termos de comparação (maior e menor, longo e curto, etc.).
• Guardar os brinquedos e objetos do seu cotidiano por atributos.
• Manusear objetos variados, empilhando-os, encaixando-os, utilizando o conhecimento de suas propriedades (diferentes tamanhos, formatos, etc.).
• Desenvolver gradativamente noções temporais nas vivências do cotidiano.
• Diferenciar o dia e a noite.
• Estabelecer noções temporais (antes, depois), utilizando as rotinas habituais (café da manhã, almoço, lanche, jantar.).
• Acompanhar a passagem do tempo, vivenciando a rotina proposta na semana.
• Resolver situações do cotidiano e outros desafios propostos.
• Buscar objetos que estão fora de seu alcance.
• Manipular objetos na tentativa de abrir, encaixar, empilhar.
• Estabelecer relações quantitativas, desenvolvendo aos poucos o conceito de número e o pensamento operativo.
• Identificar em que situações e contextos os números são utilizados na sociedade.
• Realizar contagem oral de objetos e/ou coleções com auxílio do adulto.
• Realizar contagem oral em situações lúdicas.
• Comparar quantidades de pequenos grupos de objetos utilizando as palavras mais e menos.

CONTEÚDOS:
• Utilização da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária.
• Manipulação e exploração de objetos e brinquedos, em situações organizadas
de forma a existirem quantidades individuais suficientes para que cada criança possa descobrir as características e propriedades principais e suas possibilidades associativas: empilhar, rolar, transvasar, encaixar etc.

OBJETIVOS:
Crianças de 4 a 6 anos
• Desenvolver gradativamente noções de localização e orientação espacial, tendo como referência pessoas e objetos entre si.
• Identificar pontos de referência para situar-se e deslocar-se no espaço.
• Perceber noções de direcionalidade com o próprio corpo: adiante, atrás, à direita, à esquerda, acima, abaixo, dentro, fora, ao centro.
• Descrever e registrar pequenos percursos e trajetos, observando pontos de referência.
• Situar-se no espaço em relação aos outros e aos objetos que a cercam, usando noções de posição: na frente, atrás de, entre, em cima, embaixo, perto, longe, utilizando vocabulário adequado.
• Localizar e guardar adequadamente os objetos habituais.
• Desenvolver gradativamente noção de tempo de deslocamento, tendo como referência o próprio corpo em relação ao espaço.
• Perceber o tempo de realização de um percurso em diferentes ritmos (rápido lento e moderado).
• Estabelecer relações de semelhança e diferença, construindo aos poucos noções de classificação e seriação.
• Explorar, comparar e relacionar os objetos e seus atributos, percebendo semelhanças e diferenças (cor, forma, material e medida).
• Classificar os objetos do seu cotidiano por critérios (tamanho, forma, cor, etc.).
• Estabelecer a relação de grandeza entre os objetos, identificando maiores e menores.
• Organizar os brinquedos do seu cotidiano por atributos, em diferentes situações.
• Explorar e identificar propriedades de objetos e figuras, como formas, tipos de contornos, bidimensionalidade, tridimensionalidade, faces planas, lados retos, entre outros.
• Desenvolver gradativamente noções temporais nas vivências do cotidiano, aprendendo a situar-se nos diferentes tempos da instituição.
• Identificar a passagem do tempo, conforme o calendário (ontem, hoje, amanhã).
• Identificar os diferentes períodos do dia (manhã, tarde e noite).
• Familiarizar-se com as unidades de tempo (dia, semana, mês e ano) para marcar os acontecimentos.
• Perceber a ordem de sucessão (antes, durante e depois) e duração dos
acontecimentos.
• Resolver situações do cotidiano e outros desafios propostos considerando diferentes possibilidades de solução.
• Demonstrar iniciativa na resolução de pequenos problemas do cotidiano, pedindo ajuda se necessário.
• Participar de situações de brincadeiras, escolhendo parceiros, objetos e espaços.
• Utilizar diferentes estratégias para juntar, tirar, agregar, avançar, retroceder e repartir.
• Ampliar relações quantitativas, desenvolvendo gradativamente o conceito de número e o pensamento operativo.
• Identificar em que situações os números são utilizados na sociedade.
• Identificar/conhecer em que contextos os números são utilizados.
• Comparar três ou mais objetos utilizando termos de comparação (maior e menor).
• Comparar quantidades de pequenos grupos de objetos utilizando as palavras mais e menos, ou outras.
• Estabelecer relações de grandezas e medidas, utilizando instrumentos convencionais e não-convencionais.
• Conhecer grandezas (tamanho, largura, altura, espessura e distância) e elaborar estratégias pessoais de medida.
• Realizar estimativas de grandezas e medidas.
• Realizar registros.

CONTEÚDOS:
• Utilização da contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as
crianças reconheçam sua necessidade.
• Utilização de noções simples de cálculo mental como ferramenta para resolver problemas.
• Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais.
• Identificação da posição de um objeto ou número numa série, explicitando a noção de sucessor e antecessor.
• Identificação de números nos diferentes contextos em que se encontram.
• Comparação de escritas numéricas, identificando algumas regularidades.
• Exploração de diferentes procedimentos para comparar grandezas.
• Introdução às noções de medida de comprimento, peso, volume e tempo, pela utilização de unidades convencionais e não convencionais.
• Marcação do tempo por meio de calendários.
• Experiências com dinheiro em brincadeiras ou em situações de interesse das crianças.

NATUREZA E SOCIEDADE

OBJETIVOS:
Crianças de 0 a 3 anos
• explorar o ambiente, para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, com plantas e com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse;

CONTEÚDOS:
• participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos;
• exploração de diferentes objetos, de suas propriedades e de relações simples de causa e efeito;
• contato com pequenos animais e plantas;
• conhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas.


OBJETIVOS:
Crianças de 4 a 6 anos
• interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas, imaginando soluções para compreendê-lo, manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando idéias.
• estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos.
• estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies e para a qualidade da vida humana.

CONTEÚDOS:
• participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outras;
• conhecimento de modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do presente e do passado;
• identificação de alguns papéis sociais existentes em seus grupos de convívio, dentro e fora da instituição;
• valorização do patrimônio cultural do seu grupo social e interesse por conhecer diferentes formas de expressão cultural.

Musica
Objetivos :
Crianças de 0 a 3 anos
• Ouvir , perceber e discriminar eventos sonoros diversos , fontes sonoras e produções musicais ;
• Brincar com a música , imitar , inventar e reproduzir criações musicais .

Crianças de 4 a 6 anos
Objetivos :
• Explorar e identificar elementos da música para se expressar ,interagir com os outros e ampliar seu conhecimento do mundo .

• Perceber e expressar sensações , sentimentos e pensamentos , por meio de improvisações , composições e interpretações musicais .

Conteúdo :
Crianças de 0 a 3 anos
• Exploração , expressão e produção do silencio e de sons com voz , o corpo , o entorno e materiais sonoros diversos .
• Interpretação de músicas e canções diversas .
• Participação em brincadeiras e jogos cantados e rítmicos .


Crianças de 4 a 6 anos

• Reconhecimento e utilização expressiva , em contexto musicais das diferenças características geradas pelo silencio e pelos sons ;altura (grave agudo) , duração ,(curtos ou longos ), intensidade (fracos ou fortes) timbre (característica que distingue e “personaliza “cada som).
• Reconhecimento e utilizações das variações de velocidade e densidade na organização e realização de algumas produções musicais .
• Participação em jogos e brincadeiras que envolvam dança e /ou a improvisação musical .
• Repertório de canções pra desenvolver memória musical.



Artes
Objetivos :
Crianças de 0 a 3 anos
• Ampliar o conhecimento do mundo que possuem , manipulando diferentes objetos e materiais , explorando características,suas propriedades e possibilidades de manuseios e entrando em contato com formas diversas de expressão artística;
• Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação.

Crianças de 4 a 6 anos
Objetivos :
• Interessa-se pelas próprias produções , pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas ( regionais , nacionais ou internacionais ) com as quais entrm em contato , ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura .
• Produzir trabalhos de arte , utilizando a linguagem do desenho , da pintura , da modelagem , da colagem , da construção , do desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.


Conteúdos :
Crianças de 0 a 3 anos
• Exploração e manipulação de matérias , como lápis e pinceis de diferentes texturas e espessuras , brochas , carvão , carimbo etc; de meios , como tintas , água , areia ,terra , argila etc e de variados suportes gráficos como jornal , papel , papelão , parede , chão , caixas , madeiras etc .
• Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais , visando a produção de marcas gráficas .
• Cuidado com o próprio corpo e dos colegas no contato com os suportes e materiais de artes .
• Cuidado com os materiais e com os trabalhos e objetos produzidos individualmente ou em grupo .

Crianças de 4 a 6 anos
Conteúdos :
• Criação de desenhos , pinturas, colagens , modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais : ponto , linha , cor , volume , espaço , textura etc .
• Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários pra desenhar , pintar , modelar etc.
• Exploração e aprofundamento das possibilidades oferecidas pelos diversos materiais, instrumentos e suportes necessário para o fazer artístico .











8) Plano de formação continuada.
A formação, também chamada de atualização e aperfeiçoamento, não tem fim, sendo um processo contínuo na vida do Educador, incentivando a apropriação dos saberes rumo à autonomia, levando-o a uma prática crítico – reflexiva, abrangendo a vida cotidiana da escola e os saberes derivados da experiência do docente. O processo formativo deverá propor situações que possibilitem a troca de saberes entre os professores através de projetos articulados de reflexão conjunta. O professor e o pedagogo devem manter-se atualizados e freqüentar cursos de aperfeiçoamento ou de especialização profissional. Os professores atualmente recebem dois aperfeiçoamentos durante o ano, sendo em fevereiro e julho, na qual a rede educacional reúne-se em uma semana pedagógica trabalhando diversos temas, escolhidos anteriormente de forma coletiva. São realizadas reuniões mensalmente para as professoras trocarem idéias e experiências, contribuindo para a aprendizagem de todas. As professoras podem buscar cursos que consideram importantes e apresentar para a coordenação avaliar.
A Secretaria Municipal da Educação oferta também cursos no decorrer do ano sobre temas diversificados. •.










9. AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
A avaliação institucional acontece a cada semestre através de questões objetivas permitindo a participação coletiva da comunidade e dos profissionais
que compõem a instituição. A avaliação tem como finalidade à melhoria na infra-estrutura da instituição. Conhecer seus pontos fortes e também as imperfeições. Este trabalho busca ampliar os diferentes olhares sobre o espaço, visando construir um ambiente físico destinado à educação infantil. Também o espaço lúdico deve ser vivo explorável, transformável, e acessivo a todos. A partir dos resultados, serão traçadas estratégias, para melhorar cada vez mais a instituição. É pedida opinião aos professores, e demais funcionários em reuniões para tomar decisões do que poderá ser feito em eventos e outras datas, pois acreditamos em uma gestão democrática e acreditamos que toda concepção de projetos deve ser antecedida de processos participativos que envolvam a comunidade educacional – crianças, professores, gestores, familiares, nas unidades públicas de educação infantil. É importante ressaltar que nenhuma das sugestões para avaliação institucional é exigida de forma autoritária, mas sim fruto de uma discussão coletiva e cada C.E.I. deve adequá-las a sua realidade. •.










BIBLIOGRAFIA.
Referencial Curricular Nacional Para a Educação Infantil V I II III / Ministério da Educação e do Desporto , Secretaria de Educação Fundamental .-Brasília :MEC/SEF/1998.

Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil
Volume 1 MEC,Brasil, Brasília 2006

- LDB – 9394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de dezembro de 1996.

- Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil, Secretária da Educação. Curitiba, 2008.

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